Instituto Pensar - Roteirista trans negra estreia na TV paga com série no GNT

Roteirista trans negra estreia na TV paga com série no GNT

por: Mônica Oliveira 


Os roteiros de Luh trazem elementos do feminismo negro e das reflexões sobre masculinidade tóxica (Foto: divulgação)

Com uma trajetória de 20 anos na dramaturgia, a roteirista transexual negra Luh Maza, vai assinar sete episódios da 4ª temporada de Sessão de Terapia, exibida pelo canal GNT. A nova temporada vai estrear dia 14 de setembro, sob a direção de Selton Mello.

Carioca, Maza começou como atriz aos 12 anos e com 16 já escrevia e criava suas próprias peças. A carreira da dramaturgia ganhou importância em roteiros e direções de obras para o teatro, no eixo São Paulo e Rio de Janeiro. Hoje, aos 32 anos, ela é autora de mais de 15 peças teatrais.

Entre as produções dirigidas por Luh, estão: "Três T3mpos?, "Restos?, "A Memória dos Meninos? e "Carne Viva?.

Com o trabalho cada vez mais reconhecido, algumas de suas obras estão na Coleção Primeiras Obras da Imprensa Oficial, indicada ao Prêmio Jabuti de Literatura 2010.

Em 2019, Luh Maza roteirizou o curta-metragem Trinta e Cinco (Young & Rubicam/Fauna, 2019), que lhe rendeu os prêmios internacionais Inclusive and Creative Awards Campaign (EUA) e a medalha de bronze de Melhor Roteiro no Festival El Ojo de Iberoamérica (Argentina).

Sinopse

Em uma das tramas escritas por Luh para a 4ª temporada da Sessão de Terapia, o personagem Nando, um homem negro, interpretado pelo ator David Junior, vive em conflito com a sua identidade ao ser questionado pela mulher que ama, uma ativista da causa negra.

Os roteiros de Luh trazem elementos do feminismo negro e das reflexões sobre masculinidade tóxica.

Transexualidade

A partir da própria vivência, atravessada pela transexualidade, a dramaturga aprofundou as pesquisas sobre raça e gênero durante seu processo de transição de gênero, iniciado em 2017. Ela afirma que essas questões sempre fizeram parte dos seus trabalhos.

"Se por um lado algumas coisas que eu fazia antes eu deixei de fazer, por outro surgiram convites muito positivos, para falar e para trabalhar em cima desses temas?, conta a roteirista.

Criada por Jaqueline Vargas, com co-produção da Moonshot Pictures, Sessão de Terapia vai ao ar na segunda-feira (14), às 23h30, pelo canal GNT. O seriado está disponível para assinantes da Globo Play desde o final do ano passado.

Com informações da Revista Trip e Uol



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: